Como um bom ERP pode aumentar as vendas da sua empresa

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Aumentar as suas vendas e, consequentemente, a lucratividade e representatividade da sua marca no mercado é certamente um dos objetivos principais de qualquer empresa que deseje se consolidar e prosperar.

É fato conhecido que o cenário atual, assombrado pela crise econômica e pelas incertezas políticas, tem afetado negativamente o resultado de empresas de todos os segmentos. Isso tem ainda gerado um aumento da competitividade do mercado, tornando ainda mais disputados cada um dos potenciais clientes lá fora. Para a sua empresa sair na frente da concorrência, vencer a crise e aumentar as vendas, são necessários investimentos inteligentes na melhoria da gestão interna, na conquista de novos clientes e na fidelização do seu público. E para tudo isso, a melhor opção para sua empresa é investir em um bom sistema ERP.

O que é um sistema ERP ?

Um software ERP é uma ferramenta para aperfeiçoar o gerenciamento da sua empresa. Ele permite integrar melhor os diferentes departamentos do seu negócio e agilizar a interação com o cliente, através de funcionalidade diversas. Além disso, o software ERP aumenta o grau de acompanhamento e controle dos gestores sobre os estoques, pagamentos e vendas realizadas. Por tudo isso o ERP é antes de mais nada uma ferramenta de gestão estratégica, pois permite,como a própria sigla indica, um melhor Planejamento dos Recursos da Empresa (do inglês, Enterprise Resources Planning).

Quais as principais funcionalidades de um bom ERP ?

Um sistema de gerenciamento ERP completo oferece em uma interface simples e amigável as seguintes funcionalidades:

  • Geração de relatórios financeiros, que permitem centralizar as informações financeiras do seu negócio em um só lugar, tornando o processo de tomada de decisão muito mais rápido e preciso. Com os relatórios gerados pelo software ERP, fica muito mais simples controlar as entradas e saídas de recursos ao longo do mês e analisar os cortes e investimentos que mais beneficiarão a sua empresa a longo prazo;
  • Emissão de notas fiscais, orçamentos e boletos, melhorando a gestão do departamento de vendas;
  • Controle de estoques, com acompanhamento atualizado dos recursos disponíveis em estoque, além de comunicação direta com fornecedores para reposição de itens. O ERP auxilia ainda no planejamento estratégico da sua loja, ao possibilitar uma rápida análise dos itens com maior demanda / saída junto ao seu público;
  • Múltiplos usuários, com níveis de acesso diferenciados e atuação rastreável. Ao integrar o processo de vendas da sua equipe à um software ERP, você agiliza processos como a comunicação com clientes e fornecedores, além de organizar tarefas rotineiras como a geração de orçamentos e boletos. A sua empresa economiza tempo, e você se dedica ao que mais importa: o cliente.
  • Cadastro de clientes e interação online, para maior agilidade na hora de vender: afinal, a marca que não se comunica com o cliente, não é lembrada na hora da compra!

Como um bom ERP pode aumentar as vendas da sua empresa?

Um bom ERP vai ter impacto positivo sobre as suas vendas de diversas formas. Para começar, considere que um sistema ERP automatiza processos que, de outra forma, teriam que ser realizados manualmente. Ora, essa automatização gera um ganho de tempo considerável para sua equipe! Esse tempo pode então ser dedicado à outras tarefas, como o treinamento da sua equipe para um melhor atendimento ao cliente, a negociação com fornecedores por melhores valores, no próprio balcão, buscando estreitar a relação da sua marca com seus clientes, ou ainda na análise dos dados coletados pelo seu ERP, que permitirão um processo de gestão estratégica e tomada de decisões melhor embasado.

O uso inteligente do sistema ERP online permite que seus funcionários fiquem menos sobrecarregados por atividades rotineiras o que, em um segmento de forte caráter humano como o de vendas, é essencial para garantir não só o melhor atendimento ao cliente, mas principalmente uma experiência de compra que seja memorável.

Os dados relativos ao seu banco de clientes reunidos no sistema de gestão online vão ainda permitir uma análise demográfica mais acertada, que poderá então ser utilizada para um melhor direcionamento das suas campanhas publicitárias.

Investir em ERP : será que vale mesmo a pena?

Melhor gestão de tempo, recursos e pessoas: tudo indica que investir em um ERP é uma forma ideal para aumentar as vendas da sua equipe, em um ambiente que favorece um melhor relacionamento com o cliente e uma melhor interação entre os próprios funcionários. Quer fazer uma experiência? Então não deixe de conhecer o GestãoClick! Sua equipe de vendas certamente vai agradecer!