LinkBrand no Expo Fórum de Marketing Digital 2016: palestra e estande repercutiram entre os visitantes

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Nesta última quarta e quinta-feira, 10 e 11 de agosto, novamente a LinkBrand teve a satisfação de patrocinar e participar do Expo Fórum de Marketing Digital, o principal evento de Marketing Digital do Brasil promovido pelo Digitalks.

Reunindo os principais executivos, palestrantes e profissionais do setor no espaço da Fecomércio, na região central de São Paulo, a edição de 2016 contou com novidades para o público, que preencheu os dois andares do local, dividindo atenções entre o congresso internacional no Teatro Raul Cortez, seminários temáticos, workshops, consultorias especializadas e estandes – entre eles, o da LinkBrand, que recebeu dezenas de interessados em saber mais sobre o seu trabalho como consultoria de marketing com foco digital e atuação growth hacking.

Neste ano, uma das principais mudanças empreendidas pelos organizadores do megaevento começou pelo acesso à programação: a versão impressa – já conhecida das edições anteriores – foi substituída por um aplicativo baixado gratuitamente, no qual também estavam disponíveis as pesquisas por palestrantes, bussiness room, patrocinadores, mapa e notícias. Além disso, o aplicativo ainda permitia a interação entre os próprios usuários, potencializado a sua rede de relacionamentos e networking.

Outra novidade foi que, diferentemente da organização de 2015, quando os seminários temáticos foram apresentados em palcos distintos posicionados ao longo do espaço de eventos do primeiro andar, em 2016 os palestrantes dos auditórios 1, 2 e 3 dividiram o mesmo palco. Isso foi possível graças aos fones de ouvido que o Digitalks disponibilizou aos presentes, que podiam se acomodar em uma das três plateias para acompanhar a fala de cada convidado ou andar por entre os estandes e se deslocar pela área enquanto ouviam a apresentação escolhida.

Nos dois dias do Expo Fórum, diversos foram os destaques relacionados aos palestrantes e aos seus conteúdos. Entre eles, um dos temas que cativou o público foi aquele abordado na palestra “Como vender mais sem querer vender”, ministrada no auditório de Content Marketing pelo consultor de Marketing Digital da Link Brand, Gustavo Prates.

Considerando as características do consumidor digital, que hoje detém uma série de informações das quais não dispunha antigamente, o especialista abordou a necessidade de que a marca ou empresa se relacione com esse usuário por meio de três aspectos fundamentais: sendo relevante, gerando valor e encantando-o.

Embasando-se em pesquisas (que, entre outros dados significativos, revelam que 76% das pessoas já não acreditam em publicidade), nas ideias defendidas por ninguém menos que Philip Kotler e em sua própria experiência de mais de 15 anos nesse segmento, Gustavo Prates também compartilhou exemplos de grandes marcas que, “fugindo da mesmice”, apostaram em propagandas cativantes, capazes de despertar no potencial consumidor a sua identificação com os valores da marca.

Já para aqueles que buscassem referências de como pequenos empreendedores também podem apostar nessa nova tendência e conquistar altos índices de engajamento, o consultor da LinkBrand contemplou exemplos como o da Louie, Mauro Landim e Bar do Capelão (para mais informações, leia “Como vender mais sem querer vender”).  

A esse propósito, tendo em vista que a mudança do consumidor esteve em evidência durante todo o evento, também vale destacar o alerta de Carlos Giusti, sócio da PWC, que falou sobre “Tendências de Marketing”: “a gente não tem mais cliente: tem usuário”. Assim, “não basta levá-lo até a prateleira: é preciso entrar na vida dele”.