Por que contratar uma consultoria de Marketing Digital?

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O Marketing Digital já é uma realidade dentro de qualquer negócio.

As pessoas estão conectadas, e já não é possível ignorar o Marketing Digital como um poderoso recurso para potencializar a imagem do seu negócio/marca dentro do universo on-line.

Mesmo quando você acha que não está fazendo Marketing Digital, o mais provável é que já esteja se valendo de alguma de suas ferramentas para se relacionar com seus clientes (como o e-mail, por exemplo).

Até mesmo entre as empresas que têm pleno conhecimento dos recursos que englobam esse ecossistema, verificamos que algumas ainda persistem na questão de criar pouco e de gastar muito com mídia. E, em breve, isso provavelmente não funcionará!

Digo isso porque, durante os últimos anos, percebemos que o investimento em mídia não promove mais tanto retorno. Afinal, a disputa por atenção está cada vez maior, e a concorrência de investimento em mídia é grande. Portanto, o custo sobe, mas os resultados descem.

O CTR (taxa de cliques por impressão) continua caindo drasticamente, e as empresas que ainda sobrevivem de mídia precisam correr contra o tempo para estruturar uma operação de Marketing Digital sustentável a fim de reduzir o gargalo da compra de cliques.

Em outro artigo, citei a importância de se trabalhar com o Native Ads para a diminuição desse custo; porém, ele ainda continua sendo um investimento em mídia.

Diante desse cenário, no qual se soma a inexperiência de algumas agências, fica claro o motivo da falta de resultados sólidos para as empresas.

 

E por que a consultoria de Marketing Digital pode melhorar esse cenário?

Numa consultoria, nós preparamos o empresário (ou o gestor de marketing) para entender essa mudança e apresentamos alguns direcionamentos a fim de que o resultado se torne mais sólido e mensurável.

Com base na experiência, podemos indicar com muito mais assertividade qual caminho é mais interessante se testar dentro de cada modelo de negócio.

Por mais incrível que isso possa parecer, o básico do básico ainda funciona muito bem quando se trata de investimento em Marketing Digital. Porém, esse básico precisa ser extremamente bem feito!

Um dos principais problemas que uma consultoria de Marketing Digital resolve é a falta de foco. Tentar usar todos os recursos de forma desordenada só transforma o Marketing Digital em algo complexo e não muito usual.

Nesse sentido, você pode acabar inflando sua operação sem alcançar o resultado esperado, pois precisará de muito braço operacional e não contará com uma inteligência estratégica aplicada. E, em paralelo, ainda vai continuar gastando verdadeiras fortunas em mídia!

Outro detalhe no qual uma consultoria pode ajudar para otimizar resultados diz respeito ao conhecimento de quais são as melhores ferramentas para aquele momento específico.

Se fôssemos contratar sempre os maiores players do mercado (e que talvez nem sejam os melhores), o custo provavelmente subiria a ponto de tornar inviável o uso dessas diversas ferramentas.

Por isso, uma visão macro e consultiva pode oferecer a possibilidade de um entendimento do momento e, desta forma, apontar o recurso mais adequado para cada cenário.

O mais importante é ter em mente que todo esse conhecimento não está integralmente disponível em livros ou artigos por aí, nem mesmo aqui neste blog.

Depois de aplicados diversas vezes em diversos negócios diferentes um do outro, o entendimento e o conhecimento, que são hiperimportantes, conferem uma visão mais completa e bem mais efetiva, fazendo com que uma consultoria de Marketing Digital possa ajudar a evitar a perda de tempo.

A meu ver, tempo é a única coisa que a empresa tem. E, se ele é mal aproveitado, pode fazer com que qualquer iniciativa se transforme num prejuízo imensurável.


Para finalizar, gosto da frase: PENSE ANTES DE AGIR! E é esse papel de uma consultoria de Marketing Digital: fazer a empresa pensar nas ações de forma estruturada, com experiência aplicada, reduzindo o risco de erros e aumentando a capacidade de aproveitar os recursos e o tempo de ação.