Qual a relação de um ERP com estratégia de marketing?

Tempo de leitura: 3 minutos

Você já ouviu falar em sistema de gestão ERP? A sigla ERP, que em português quer dizer Sistema de Recursos Empresariais, é basicamente uma ferramenta que faz o controle e a interação dos recursos dentro de uma empresa. Mas, qual a importância dela como estratégia de marketing?

Um dos maiores problemas enfrentados por empresas, sejam elas de pequeno ou grande porte, é a dificuldade de gerenciar o grande volume de informações. Nessa hora um sistema ERP online funciona como solução para esse drama que pode causar tanto desconforto financeiro.

Veja neste artigo algumas vantagens e funções de um sistema de gestão ERP e como ele pode fazer parte da sua estratégia de marketing influenciando positivamente no sucesso do seu negócio.

Vantagens de um sistema ERP?

  • Agilidade nas transações
  • Redução de custos
  • Integração entre setores
  • Informações precisas
  • Controle de investimentos e despesas
  • Controle de dados de clientes, fornecedores, funcionários, produtos e serviços

Serviços e resultados

Cadastros de clientes, produtos e fornecedores

O sistema de gestão ERP online oferta esse tipo de serviço que vai facilitar o seu acesso às informações necessárias dos seus clientes, produtos e fornecedores.

Com essas informações você pode fazer acompanhamentos de processos de compra e venda, emissão de boletos e notas fiscais das transações realizadas etc. Além disso, você terá em mãos informações de segmentação de clientes que pode favorecer o direcionamento de novos produtos. Dados como idade, sexo, profissão e outros, são essenciais para conhecer melhor seu público consumidor.

Controle financeiro

Com o controle financeiro do sistema ERP online é possível gerenciar tudo o que for relacionado ao setor de vendas da sua empresa. Contas a pagar e a receber, controle do fluxo de caixa, emissão de boletos e conciliação bancária.

Assim é muito mais fácil para você fazer o acompanhamento real do que for investido nas suas ações de marketing, gerenciando de perto o fluxo de caixa da sua empresa. Sendo grande ou pequena é importante estar ciente desses dados para lidar melhor com eles e tirar o melhor proveito.

Controle de vendas

Uma das estratégias de marketing da sua empresa deve estar muito bem orientada para o controle de vendas do produto. Parte desse processo é voltada para a elaboração de orçamentos, controle de estoque, sistema de pagamento com o sistema de Ponto de vendas.

O sistema ERP permite fazer tudo isso e melhor, de forma totalmente integrada. Já imaginou fechar a venda de um produto e descobrir que ele não consta mais em seu estoque por falta de um sistema simples de controle?

Relatório de serviços

Essencial em qualquer empresa que desempenhe um mínimo de transação comercial. Com o sistema ERP online é possível analisar e comparar investimentos, resultados, desempenho dos vendedores e acompanhar o crescimento ou não do fluxo de vendas de sua empresa etc.

Com esses dados você pode estipular novas metas para sua equipe, novos investimentos no setor que está pouco produtivo e verificar a real situação financeira do seu negócio.

Veja o que mais você pode monitorar com esse serviço:

  • Locação de material por cliente, devoluções, além de armazenar todos os bens da empresa
  • Cotação de preços dos produtos e serviços
  • Relatório de compras
  • Relatório de vendas
  • Relatório de estoque

Sendo assim, é fundamental que ele faça parte da estratégia de marketing adotada no seu negócio. Lembre-se que planejamento, organização e controle são fundamentais para o crescimento e desenvolvimento de qualquer empresa.

Gostaria de conhecer um Sistema ERP online para facilitar o gerenciamento do seu negócio? Acesse o site da GestãoClick, sistema de gestão financeira, e descubra o que ela pode fazer por você e para o sucesso da sua empresa.